Leia o Acordo Artemis divulgado hoje pela NASA

Leia o Acordo Artemis divulgado hoje pela NASA

Princípios para um futuro seguro, pacífico e próspero

Através do programa Artemis, a NASA pousará a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024, anunciando uma nova era para exploração e utilização do espaço.

Enquanto a NASA estiver liderando o programa Artemis, as parcerias internacionais desempenharão um papel fundamental na obtenção de uma presença sustentável e robusta na Lua, enquanto se preparam para conduzir uma missão humana histórica a Marte.

Com vários países e agentes do setor privado realizando missões e operações no espaço cislunar, é essencial estabelecer um conjunto comum de princípios para governar a exploração civil e o uso do espaço sideral.

As agências espaciais internacionais que se juntam à NASA no programa Artemis farão isso executando acordos bilaterais dos Acordos Artemis, que descreverão uma visão compartilhada de princípios, fundamentada no Tratado do Espaço Exterior de 1967, para criar um ambiente seguro e transparente que facilite a exploração, a ciência e atividades comerciais para toda a humanidade desfrutar.

Propósitos Pacíficos

A cooperação internacional em Artemis visa não apenas reforçar a exploração espacial, mas também melhorar as relações pacíficas entre as nações. Portanto, no cerne dos Acordos de Artemis está o requisito de que todas as atividades sejam conduzidas para fins pacíficos, de acordo com os princípios do Tratado do Espaço Exterior.

A transparência é um princípio fundamental para a exploração civil responsável do espaço e a NASA sempre teve o cuidado de descrever publicamente suas políticas e planos.

Os países parceiros dos Acordos de Artemis deverão defender esse princípio descrevendo publicamente suas próprias políticas e planos de maneira transparente.

FONTE: nasa.gov